Entrevista com o Jornalista Gomão Ribeiro!

sexta-feira, 25 de junho de 2010

Gomão Ribeiro é Jornalista formado e atualmente trabalha na Web Rádio Lusa, Web Rádio Verdão e Nova Difusora. Nesta entrevista ele conta um pouco sobre sua carreira e a situação da nossa querida Lusa!

Porque decidiu seguir a carreira de Jornalista?
A decisão de ser jornalista veio aos dez anos quando fui reprovado na quinta série do primeiro grau. Tenho uma figura em minha vida que representa muito para mim, o meu padrinho Adalberto Marques e que é jornalista. Tive uma oportunidade única de crescer acompanhando seu trabalho bem de perto. Era comum me encontrar nos corredores da Rede Bandeirantes, onde ele por mais de vinte anos trabalhou, e claro, isso me influenciou e muito. Ser jornalista é meu maior sonho já realizado.

Como surgiu o convite para se tornar narrador da Web Rádio Lusa?
Um dos coordenadores da Web Rádio Lusa, o Guilherme, já me conhecia, temos alguns amigos em comum. Jogamos por pouco mais de um ano futebol society, toda segunda-feira e ele sabia que, além de jornalista assim como ele, eu também sou narrador e me convidou para fazer parte do projeto. Isso em dezembro de 2007, já são quase quatro anos.

O que você achou da temporada da Lusa até aqui e o que espera no segundo semestre?
O que mais prejudica a Lusa é a troca de treinadores. Entendo que hoje dentro da série B vivemos nossos melhores momentos, claro que gostaria muito de estar na série A, entretanto, não estamos, então é pensar no presente. Confio muito na atual comissão técnica e vamos voltar para a elite do futebol brasileiro.

Qual sua análise sobre o time da Lusa atualmente?
Na minha opinião o time é bom. Estamos recebendo reforços e não podemos parar de contratar. Gosto da formação que vem sendo usada pelo Vadão.
Precisamos de um goleiro mais firme e confiante, nas laterais dentro do que temos por aí também me agrada. Meio de campo eu gosto de jogadores leves, rápidos e de criação e Marco Antônio faz muita falta. Já no ataque.... Ah o ataque, esse é o nosso ponto fraco, juntamente com o banco de reservas. Não curto muito criticar por criticar, contudo, infelizmente, nosso setor ofensivo me desanima um pouco. Héverton é meia e não atacante e hoje é o principal goleador do time. Espero que encontrem atacantes de verdade.

Falando um pouco sobre sua carreira, quais seus objetivos futuros?
Objetivos futuros. Uma pergunta ou palavras que assustam, não pensei chegar até aqui e sei que tenho muito ainda para conquistar e aprender. Desde que comecei na WRL, meu foco sempre foi uma emissora comercial, uma rádio AM, só que nos últimos tempos tenho pensado seriamente em ir para Portugal e tudo motivado por um torcedor e ouvinte da WRL que comentou uma vez que eu teria espaço no rádio esportivo por lá. Então meu objetivo futuro é estar no rádio AM em Portugal. Fácil sei que não será, porém, confio muito em Deus e também no meu talento. É importante manter os pés no chão e acreditar sempre. E posso dizer que procuro me manter com os pés no chão e acreditando sempre nos meus sonhos e trabalhos. Ser jornalista foi uma das maiores conquistas da minha vida até aqui e ir para Portugal e vencer lá será uma baita realização.

Diga-nos o gol mais marcante que você já narrou em sua carreira?
Olha falar do gol mais marcante é complicado, com toda sinceridade, além da WRL eu narro também para a rádio Nova Difusora AM de Osasco e a Web Rádio Verdão. Então alguns gols estão sim marcados na memória, como por exemplo, o gol do Ronaldo do Corinthians diante do São Paulo, no Morumbi, porque foi o primeiro do Ronaldo que narrei. Tem o gol do Vagner Love, quando ele voltou para o Palmeiras, teve torcedor que fez montagem com a minha narração e imagens do Sportv e colocou no youtube. O gol do Marco Antônio, não lembro agora contra quem, mas foi em um time do nordeste e foi um gol lá no finalzinho da partida e depois ele comentou no ar que a mãe dele se emocionou com a narração. E esse gol foi demais porque consegui emocionar, e esse é um pouco o trabalho do narrador esportivo, claro que primeiro é narrar os fatos que esta vendo, mas se puder emocionar é muito bom. Teve também o gol da decisão da Euro Copa, vencida pela Espanha. Todo gol tem uma história bacana e que se puxar na memória vem. Um último gol pra fechar foi o da conquista do Sport na Copa do Brasil, diante do Corinthians. E por fim mesmo, tem uma defesa, a da disputa por pênaltis entre Corinthias e Botafogo, também pela Copa do Brasil.

Qual conselho daria para quem deseja seguir a carreira de jornalista?
Esse lance de conselho é muito relativo. Eu digo sempre que você precisa fazer aquilo que gosta. Se tu gosta de ler, escrever, conversar, investigar e informar, tudo indica que você pode ser um bom jornalista. Tudo que se faz com verdade, amor e dedicação vai dar certo. Eu só posso dizer as seguintes palavras: acredite sempre nos seus sonhos e lute por eles.
Procure doar-se ao máximo e nunca sabote a ti mesmo. Jamais desista ao ouvir um não. Seja fiel a ti e o mais importante no jornalismo, nem sempre poderás dizer a verdade. Lembre-se que você escreve ou fala para uma empresa e antes da sua visão e opinião, existe a visão, opinião e necessidades da empresa que te contrata.

Muito obrigado, Gomão, por essa entrevista. Sucesso sempre.

2 comentários:

Chrystian Falcão Gedra disse...

Grande Gomão!!!!

esse sim é um excelente narrador e uma excelente pessoa

Sucesso pra vc que vc merece

Anônimo disse...

Parabéns pela materia, Gomão é uma pessoa maravilhosa além de ser um excelente profissional!!!
Estou na torcida por você!!!

Bjus

Postar um comentário

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes